Como fazer um plano de estudos



Uma das maiores dificuldades que um estudante tem é saber como estudar sozinho. Muitas vezes é difícil conciliar estudos e trabalho e o resultado final acaba não sendo como esperado. Por isso, é importante saber como montar um plano de estudos. O Estuda Jovem vai te ajudar a criar um plano de estudos para o ENEM de uma maneira simples e descomplicada.

DO INICIO AO FIM
Para fazer um plano de estudos para o vestibular, é muito importante que você entenda que – apesar de óbvio - é preciso começar do começo! Relembrar conceitos básicos (do ensino fundamental mesmo) é crucial para que você possa desenvolver assuntos mais complicados que exijam mais atenção e domínio. Quer saber como estudar para o ENEM? Comece estudando pelos assuntos mais básicos, como aritmética e sistemas de medidas, por exemplo. Dessa forma, os conceitos necessários para resolver exercícios do ENEM e das federais vai ficando mais fácil e descomplicado.

FOCO NAS MATÉRIAS MAIS RECORRENTES 
Existem alguns assuntos que caem bastante no ENEM. Já fizemos um post listando quais são os temas que mais caem no ENEM. É importante que você foque nesses assuntos, para garantir ao menos uma pontuação mínima para os cursos do SiSU.

ORGANIZAÇÃO PESSOAL
Não basta procurar na Internet como fazer um plano de estudos e não seguir as regras do jogo. É preciso haver uma disciplina de horários, disciplina alimentar, disciplina de sono, disciplina de leitura, e por aí vai... Empenhe-se em organizar uma grade de estudos que combine com os seus horários e te permita aproveitar cada momento disponível ao máximo.


MÉTODOS DE MEMORIZAÇÃO 
É comum encontrar pessoas que tenham dificuldades em memorização. Procure desenvolver métodos próprios para decorar formulas de fisica, aprender equações do 3º, 4º, 5º grau, entender a política do século XIX, etc. Se você se sente confortável usando métodos alternativos, como flashcards, mapas mentais e guias, disponha sempre desse material. O importante para decorar fórmulas para o vestibular - por exemplo - é que você mesmo encontre a forma que seja mais eficaz para você.

DISPONHA DE MATERIAIS
Quando o tempo de estudos é curto, todo material deve ser bem-vindo. Vez ou outra, alguns assuntos importantes que caem no ENEM podem não estar presente em um determinado livro ou apostila. Por isso, é importante que você tenha bastante material sua disposição. Além disso, tenha um bom acervo de vídeo aulas, para complementar seus estudos. O EstudaJovem já separou centenas videoaulas gratuitas para o ENEM, usando a hashtag #RevisãoEJ.

FAÇA TUDO COLORIDO
A vista acaba cansando quando tudo é preto, branco e cinza. Disponha de canetas hidro coloridas, post-its, lápis de cor, impressões coloridas. Faça um plano de estudos que se destaque e que seja chamativo.

http://www.estudajovem.com.br/2013/06/planos-de-estudos-mapas-para-o-enem.html
Exemplo de um plano de estudos

OS CONSELHOS DOS MESTRES
Aproveite cada segundo ao lado de um professor. Ele está lá para te passar conhecimento. Apresente a ele seu plano de estudos, peça conselhos, tire dúvidas, ressalte temas importante. Valorize o professor! 

Em suma, para montar um plano de estudos é necessário ter disciplina, paciência e vontade. Faça bastante rascunho e analise bem antes de oficializar seu plano de estudos. lembre-se de que ele valerá para seu ano todo.

Se você gostou dessa postagem, compartilhe no Facebook e Google+. Navegue pelo nosso site e saiba outras formas de como estudar para o ENEM.





Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades