[Dicas] Reta final para o ENEM



Além de uma prova para avaliar o conhecimento, o ENEM é considerado também um teste de resistência física e equilíbrio emocional. Na reta final de estudos, faltando pouco para as provas, é importante que os candidatos revisem tudo para fazer bonito na prova.

PROVAS ANTERIORES
Resolver questões de provas anteriores, a partir de 2012, é uma das dicas. Quanto mais o estudante treina, mais se familiariza com o tipo de questão do Enem. O Enem não cobra tanto os detalhes de memorização, é mais uma questão de compreensão e de raciocínio lógico. O ideal é fazer essas questões para que você possa ir se aprimorando.

APRENDA A ADMINISTRAR SEU TEMPO
Administrar o tempo é outro ponto chave diante de uma prova extensa. No primeiro dia, os estudantes terão quatro horas e meia para responder 90 questões. No segundo dia, além das 90 questões, será aplicada a prova de redação e o tempo aumenta para cinco horas e meia. Para não correr o risco de deixar questões sem resposta por falta de tempo, a sugestão é que os estudantes resolvam as provas de exames anteriores cronometrando o tempo para treinar.

EXPLORAR OS PROFESSORES
Mais do que nunca, nesse momento é importante que você aproveite ao máximo o tempo de aula e quando tiver oportunidade sanar suas dúvidas. Lembre-se que os professores têm conhecimento não só da matéria mas de pedagogia. Portanto, ele pode perceber suas dificuldades e te instruir no que você deve mudar antes de realizar a prova


DE BEM COM O RELÓGIO
Muitos candidatos se desesperam e estudam até tarde, alguns viram a noite nos livros e exercícios. Porém, é altamente recomendado que você se discipline a dormir mais cedo, a fim de acostumar seu corpo a descansar bem durante a noite. Seus estudos serão mais produtivos no dia seguinte.

PLANEJE O ITINERÁRIO
Verifique quais são as rotas que você pode fazer até o local de prova e defina pelo menos três. Caso vá de carro, aproveite para verificar o estado do motor e dos pneus. Nunca se sabe a hora do perigo e como diz o ditado: melhor prevenir do que remediar.


RELAXE, MAS NEM TANTO
Se você se dedicou o ano todo, agora é hora de dar uma esfriada. Porém, revise alguns temas, faça simulados e assista videoaulas de revisão. Diminua o ritmo e procure manter a cabeça longe de conflitos -  principalmente familiares -, tais como discussões políticas, jogos de futebol, etc.

INVISTA NA LEITURA
Assistir filmes legendados, ler livros, revistas, jornais, trechos bíblicos ou até mesmo letras de músicas irá melhorar a sua interpretação de texto. O entendimento do enunciado e das informações que uma questão traz é primordial no ENEM. Dedique-se ao menos uma hora por dia para ler algo de seu interesse.

REDAÇÕES
Fazer pelo menos uma redação por dia é muito bom. Além de conhecer prováveis temas, você desenvolve argumentação e corrige falhas de caligrafia.

Se você gostou dessas dicas, compartilhe com seus amigos!


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades