De 2009 a 2012, o número de cursos de bacharelado cresceu 38,2%, enquanto o de tecnológicos teve alta de 75%, ante 19,3% das licenciaturas, segundo um estudo da consultoria Hoper Educação.
Segundo João Vianney, da Hoper, trata-se de um movimento natural, resultado de novas demandas e de um novo perfil de aluno. "A clientela inicial era de professores do interior que não tinham ensino superior.
Ali por 2007, 2008, essa demanda começou a ser suprida e as universidades passaram a direcionar o esforço para atender demandas urbanas, da indústria e do serviço", afirma.
Com isso, algumas instituições começam a oferecer inclusive programas de engenharia, embora o número de alunos ainda seja pequeno e a resistência do mercado, grande.
A graduação a distância tem maior aceitação do mercado para cargos de gestão, em que não há tantas atividades práticas. "O ensino presencial é mais importante nas áreas 'hard', como física e química, em que parte do aprendizado é em laboratórios", diz Heitor Peixoto, diretor da recrutadora Mariaca.

Fonte: Folha de S. Paulo
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