Envie sua Redação: Junho


Texto 01
Mundo tem 2,1 bilhões de pessoas obesas ou com sobrepeso, diz estudo

No mundo, há atualmente 2,1 bilhões de pessoas obesas ou com sobrepeso, o que representa quase 30% da população mundial. [...] As conclusões são de uma pesquisa internacional que levou em conta dados de 188 países, incluindo o Brasil. O estudo foi conduzido pelo Instituto de Métrica e Avaliação para a Saúde (IHME) da Universidade de Washington e publicado na edição da revista científica “The Lancet” de quinta-feira (29).

Para a obtenção dos dados, foram avaliados 1769 estudos e relatórios anteriores. Entre os homens adultos, a obesidade e o sobrepeso subiram de 29%, em 1980, para 37%, em 2013. No mesmo período, os índices cresceram de 30% para 38% entre as mulheres.

No Brasil, segundo o estudo, 52,5% dos homens com mais de 20 anos e 58,4% das mulheres da mesma faixa etária apresentam sobrepeso ou obesidade. Entre os garotos com menos de 20 anos, essa parcela é de 22,1%. Entre as garotas, o índice é de 24,3%. [...]

Um dos colaboradores da pesquisa, o brasileiro Jorge Gustavo Velásquez Meléndez afirmou que a pesquisa é importante para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde. “A obesidade aumenta o risco de vários tipos de doença, como as cardiovasculares e alguns tipos de câncer. A pesquisa é importante para que gestores da saúde pública percebam qual o nível de obesidade de cada país e como isso está evoluindo.”

Extraído de Globo – 28/05/2014 http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/05/mundo-tem-21-bilhoes-de-pessoas-obesas-ou-com-sobrepeso-diz-estudo.html
Texto 02
Charge de Mendes
Texto 03
Modelos plus size fazem 'ato de inclusão' durante Fashion Rio

Oito modelos do movimento Mais Moda para Todos promoveram um ato de apoio à inclusão de mulheres plus size nas passarelas do Fashion Rio, hoje, no salão de negócios Bossa Nova, que ocorre num galpão anexo ao evento de desfiles.

Segurando placas com frases como "valoriza-se, é grátis" e "ame suas curvas", as mulheres percorreram estandes pedindo que donos de marcas aderissem ao movimento e posassem para fotos. Não houve resistência.

"Nos eventos todo mundo abraça a ideia. Mas, na loja, quando vamos comprar roupas, somos destratadas. E, no Brasil, ninguém quer associar sua marca a uma gorda", diz Mafê Motta, 25, que veste manequim 52. Além de modelo, ela é jogadora de rugby.

Todas as mulheres são de uma agência especializada em garotas acima do manequim 42 --na passarela convencional, nenhuma modelo veste mais de 38.

"As gordas consomem muito, não dá mais para os estilistas fingirem que não existimos", afirma a modelo Josiane Lira, 32, primeira passista plus size de uma escola de samba carioca, a Grande Rio. Ela pesa 118 kg e veste tamanho 50.

DINIZ, Pedro . Folha de S. Paulo – 09/11/13 http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/11/1369332-modelos-plus-size-fazem-ato-de-inclusao-durante-fashion-rio.shtml
INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO
Tomando como base os textos de apoio e o conhecimento formado ao longo de sua vida, redija um texto dissertativo-argumentativo em até 30 linhas com o seguinte tema:

Consequências da obesidade no cenário brasileiro


Não se identifique. Qualquer tipo de identificação implicará em anulação da questão. Respeite os direitos humanos.

Se preferir, você pode fazer o download em PDF da Proposta de Redação:


Mais informações de como enviar, clique aqui


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades