CNE aprova documento que provoca mudanças no curso de Medicina



Vai prestar o vestibular para o curso de Medicina? Saiba quais serão as mudanças que devem ocorrer em todos os cursos oferecidos no Brasil. No início de abril, o Conselho Nacional de Educação (CNE) ditou novas regras para a graduação de Medicina. Entre elas está uma avaliação que deverá ser realizada a cada dois anos, além de uma carga horária mínima de estágio obrigatório remunerado no SUS. As principáis mudanças são:

Acréscimo no número de vagas de residência médica
Um dos principais objetivos do programa Mais Médicos que é de aumentar o número de vagas na residência médica foi listado nas novas diretrizes. O documento aprovado afirma que, até o final de 2018, os programas de residência médica devem ofertar o número de vagas igual a quantidade de egressos dos cursos de graduação em Medicina do ano anterior.

Estágio obrigatório no SUS
Com as novas diretrizes, passará a ser obrigatório que ao menos 30% da carga horária do estágio exigido pelo curso de Medicina, em regime de internato, seja realizado no SUS, nas áreas de atenção básica e em serviço de urgência e emergência. Atualmente, concluir a graduação em Medicina, todos os universitários devem fazer35% da carga horária da graduação em formato de estágio (no mínimo), a fim de pôr em prática o que se aprendeu em sala.

Avaliações
Deve haver a Avaliação Nacional dos Estudantes de Medicina a cada dois anos a fim de medir a qualidade da formação. A verificação será obrigatória e classificará os estudantes para o programa de residência médica. A primeira edição dessa avaliação acontecerá dois anos após a aprovação da medida e será aplicada pelo INEP.

Fonte(s): Agência Brasil, Ministério da Saúde, CNE e INEP.


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades