Jovem com hidrocefalia crônica passa na universidade



Jovem com hidrocefalia crônica é aprovada em vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Márcia Souza Rodovalho, de 21 anos, que tinha apenas 10% de chance de sobreviver por conta da doença, vai cursar letras. A enfermidade dela provoca acúmulo de líquido no interior da cavidade craniana.

Quando nasceu, Márcia tinha cerca de 80% do cérebro lesionado. Ela já passou por cinco cirurgias e atualmente vive com duas válvulas, que drenam o líquido acumulado no crânio.

A jovem sempre estudou em escola pública. No início, ela tinha dificuldade. Até os 10 anos, ela não conseguia controlar as necessidades fisiológicas. Márcia frequentava a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) até os 14 anos ao mesmo tempo que acompanhava o ensino regular em escola pública.

No ensino médio, a família percebeu que ela podia fazer faculdade. Márcia decidiu cursar letras depois que começou a escrever uma autobiografia.

Fonte: A Tarde


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades