Comentários sobre a prova de Compreensão e Produção de Textos da UFPR



A prova de Compreensão e Produção de Textos da Universidade Federal do Paraná não trouxe surpresas, no entanto, foi uma das mais bem elaboradas da instituição nos últimos anos. Acompanhe os comentários do Portal a respeito dessa etapa no Processo Seletivo UFPR 2014 e aprimore seus estudos para redação em 2014:
QUESTÃO 01
A primeira proposta, de cara, ofereceu algumas 'pegadinhas'. O enunciado pedia que o candidato redigisse um texto informativo tomando como base um infográfico publicado pelo oJornalista.com, que citava dados do Censo 2010, Ibope e F/Nazca. Além disso, a questão exigia que fosse citada a fonte dos dados que o candidato quisesse utilizar em seu texto. Aí que está a pegadinha, pois de primeira vista o candidato podia considerar o Jornal como fonte. Ainda mais, era preciso comentar o uso da Internet no Brasil no ano de 2010, o que levou muitos candidatos a discorrerem sobre a Internet na atualidade. Entretanto, a proposta foi bastante interessante e típica da UFPR.

QUESTÃO 02
A segunda proposta foi uma das mais trabalhosas. O enunciado trazia uma tirinha da Mafalda, exigindo que fosse escrito um texto explicitando a crítica e efeito de humor presente na mesma. O candidato podia recorrer a muitos lados, porém, bastava que fizesse uma analogia à História ou ao presente. Uma alternativa era comparar a reflexão de 'Liberdade' a noção dedutiva de Aristóteles ou aos recentes manifestos sociais, época em que a mídia pareceu bastante tendenciosa. De qualquer forma, era uma questão bastante complexa, porém "fácil de escapar", uma vez que bastava alguns conhecimentos históricos e filosóficos para produção de um bom texto.

QUESTÃO 03
Questão típica da UFPR, porém bastante elaborada. A terceira proposta tratava-se de uma transposição de discurso. Havia uma entrevista de Mendonça Filho e o candidato necessitava identificar a opinião dele a respeito da relação consumidor x cinema e reproduzi-la em discurso indireto. Citar a solução por ele dada em resposta à segunda pergunta e explicitar sua crítica presente em seu filme "O Som ao Redor" era o que  a banca de corretores estava esperando, além de citar fontes, gênero e envolvidos.

QUESTÃO 04
Essa foi uma das melhores questões dissertativas dos últimos anos. A proposta de número quatro exigia a produção de um resumo em até dez linhas a respeito de um artigo - precisamente "Curto, logo existo" - de Luis Antonio Guiron à Época. Era preciso que o candidato apresentasse o ponto de vista do autor, seus argumentos e mencionar fontes. A 'surpresa' foi que Luis Guiron citou outros autores como Descartes e Nancy Jo Sales para embasar sua argumentação, fazendo com que o candidato trabalhasse toda a argumentação do autor, inclusive a citação em poucas linhas.

QUESTÃO 05
A última proposta foi a mais elaborada e complexa. O candidato precisava ter bastante talento e conhecimento a fim de produzir um bom texto. Havia uma proposta de confrontar dois textos, um de Tom Brady e um poema de Drummond de Andrade, explicitar sua opinião e responder a uma pergunta: que prognósticos podemos fazer quanto ao seu uso na comunicação e na vida em geral? Confira um modelo de resolução para essa proposta:
A ansiedade e a paciência. Ver e escrever. A foto que sai da câmera revela. Não há mais tempo para ler, escrever. Graças! O ser humano ainda tem uma esperança para a comunicação: a imagem. No Facebook, verdadeiras poesias. Em breve, raridades. Talento para poucos, ilusão para muitos. Vejam, eu tenho uma fotografia de um livro. Um livro! Surge então o prognóstico: imagens, revelam; palavras, Dizem! Então nasce o diagnóstico: "chega mais perto e contempla as palavras”. E se... E se continuarmos dando à palavra o seu devido tempo, garantindo que, a escrita seja nossa defensora da paciência, da revelação? Ora, na foto, não há nada além de lembranças. A vida - ah, a vida -, esta sim, está nas belas, nas palavras.
 resolucao ufpr 2014, redacao ufpr 2014, producao e compreensao de textos, como fazer redacoes, redacao estilo federal, analise de redacoes, correcao de redacoes, ufpr 2014 prova gabaritada, comentario prova ufpr 2014


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades