Redação Exemplar: Reflexo Brasileiro


 O amigo Caio Ludovico enviou uma redação show de bola que mereceu destaque aqui no EstudaJovem!. Tratando sobre o tema de corrupção, o Caio obteve sucesso, sendo avaliado pelo nosso blog em 1000 pontos! Vamos analisar?
Reflexo Brasileiro
Corrupto. Provavelmente esse é o adjetivo mais usado para caracterizar um político. Mas não é único, é apenas o ponto de partida para uma série de críticas que os brasileiros fazem aos seus representantes. Hipócritas. Assim deveriam ser chamados tais “críticos” que cometem pequenos atos de corrupção todos os dias e condenam o outro. Atos esses que, por estarem impregnados na cultura “tupiniquim”, passam despercebidos e tidos como normais ou naturais. E os telespectadores dessa realidade são as crianças que no futuro terão os mesmo hábitos agregados as suas condutas.

Não é difícil perceber que a corrupção que vigora no senado é reflexo da mesma que ocorre no dia a dia. A desordem é nítida nessa terra, e é manifestada através de desrespeito à filas, da prática do “agrado” ao guarda, do  “por fora” de situações triviais. Tudo isso não é estranho ao brasileiro, pelo contrário, é natural e é passado para o caráter dos mais jovens.

É muito comum o “eu sou brasileiro, com muito orgulho”, mas o amor pela pátria geralmente é “de fachada”. O mesmo que se diz orgulhoso, não sabe cantar o próprio hino nacional. A verdade é que o povo verde-amarelo é impulsivo e age com o coração, preocupa-se com pessoas próximas, mas não dá muita importância àquelas mais distantes. Facilitados por essa “moral” ficam propensos a cometerem pequenas delinquências cotidianas que prejudicam o país e, de certa forma, legitimam os grandes desvios políticos.

É preciso que cada um faça sua parte tendo uma conduta que gostaria que fosse seguida por todos, sendo esse o melhor jeito de melhorar o país. Mesmo parecendo conselho para a preservação do meio ambiente, são pequenas ações por parte da população que refletirão nos grandes órgãos políticos. A principal medida adotada pelo brasileiro deve ser a de negar práticas corruptas, sejam elas de qualquer natureza, pois os políticos são meros reflexos brasileiros.
Perceba que cada parágrafo é bem planejado e trabalhado. Durante sua tese, Caio faz uma crítica ao nosso modo de vida, afirmando que reproduzimos aquilo que vemos, agimos conforme nos foi imposto e estamos impondo tais "conceitos" nas crianças (... os telespectadores dessa realidade são as crianças que no futuro terão os mesmo hábitos agregados as suas condutas.), mantendo o ciclo.

Ao observar o texto, percebe-se que a tese não está voltada em "justificar" os erros dos políticos, mas em afirmar que eles "representam bem a cara do povo brasileiro".

Houve um errinho aqui ou ali, mas nada que justificasse um decréscimo de nota. A proposta de intervenção foi inovadora: ao invés da proposta clichê de que a culpa e/ou solução para os problemas sociais está nas mãos do governo, ele inverteu, afirmando que somos nós que devemos mudar, possibilitando assim a mudança do Governo (A principal medida adotada pelo brasileiro deve ser a de negar práticas corruptas, sejam elas de qualquer natureza, pois os políticos são meros reflexos brasileiros.)!

Cabe dizer que esta foi uma avaliação para aprimorar conhecimentos. Isso não significa que nosso amigo e leitor Caio está garantido para o 1000 do ENEM. Significa que ele (e você), através da prática e dos estudos, pode alcançar a nota máxima!


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


2 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades