Redação Exemplar: Pensamentos em Conjunto



A redação do post de hoje foi enviada pelo leitor e amigo Pedro Gabriel, e foi avaliada pela banca em nota 960.
Pensamentos em Conjunto
Diferentes reflexões à respeito de situações e objetos são o motor para o progresso da humanidade. Na ciência ou na sociedade, encarar a normalidade ou anormalidade de modos diferentes dos outros permite a busca pela perfeição e o desejo de mudar a realidade. Deste modo, cientistas agem e pensam diferente para criar tecnologias essenciais para a humanidade e pessoas percebem a necessidade de garantir, para outras, o acesso ao bem-estar social.

O mundo anda (observe que o mundo não "anda") muito tecnológico e promissor graças às distintas perspectivas que o homem tem sobre as funções que os objetos oferecem. Engenheiros, cientistas e outros cargos conseguem perceber o que cada elemento químico ou ferramenta pode oferecer de útil para a humanidade. Desta forma, quem ganha é uma parte da humanidade que pode usufruir da tecnologia em aparelhos, carros, medicamentos ou produtos que oferecem todo o conforto.

Diante disso, quando afirma-se que nem toda a sociedade pode aproveitar os avanços do globo, fala-se em desigualdade social. Assim, as diferentes reflexões e pensamentos das pessoas podem amenizar essa situação. Tais indivíduos que se preocupam com o próximo percebem que não é normal (seria melhor a palavra "certo/correto") crianças morando nas ruas passando fome, serviço precário de saúde e outros problemas. Com isso, existem aqueles que buscam a mudança da realidade ajudando e amparando essas minorias evitando cracolândias e mortes repentinas.

Portanto, se pensássemos todos de forma igual, o mundo estaria estagnado e condenado às mazelas sociais. Logo, a mobilização publica para tentar fechar as lacunas deixadas pelo progresso da humanidade é uma das soluções para o problema da desigualdade social. Ademais, os diferentes olhares e reflexões devem trabalhar juntos para sanar os malefícios que algum pode causar. As sociedades comum e política devem observar as anormalidades presentes no contexto nacional, pois são tantas que não cabe fazer “vista grossa”.
Perceba que na redação do nosso amigo Pedro, fica evidente que o problema está na "padronização". Isso fica explícito na conclusão, "Portanto, se pensássemos todos de forma igual, o mundo estaria estagnado e condenado às mazelas sociais".

Pedro muniu-se de um único argumento: sua opinião. Perceba que em cada momento, ele consegue sintetizar sua opinião de maneira objetiva, e conseguindo fazer a análise de um problema que afeta toda a sociedade, e muitas vezes é imperceptível. A tese foi clara e simples: Cada um deve pensar de seu modo, sim, mas todos devem agir em prol do desenvolvimento de toda a sociedade: "os diferentes olhares e reflexões devem trabalhar juntos para sanar os malefícios que algum pode causar".

Durante a redação, houve alguns desvios coesivos, mas nada que justificasse a perda de nota. A tese foi bem "arquitetada", porém a proposta de intervenção deixou a desejar, o que fez que sua nota nota fosse pouco reduzida.

Cabe dizer que esta foi uma avaliação para aprimorar conhecimentos. Isso não significa que nosso amigo e leitor Pedro está garantido para o 1000 do ENEM. Significa que ele (e você), através da prática e dos estudos, pode alcançar a nota máxima!


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


2 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades