[Proposta de Redação] O que pode ser feito para aprimorar o processo de ressocialização dos jovens infratores?

GÊNERO: TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Em meio à retomada do debate sobre a redução da maioridade penal, dados da Secretaria da Família do Paraná e do Conselho Nacional da Justiça revelam que as medidas de restrição e privação de liberdade afetam apenas uma pequena parcela dos jovens infratores no estado. Das cerca de 5 mil crianças e adolescentes em conflito com a lei no estado, 91% estão em regime aberto – medida adotada em casos menos graves e defendida por profissionais da área. O problema é que o preconceito e a falta de estrutura dos municípios, responsáveis pelos atendimentos, são barreiras à recuperação desses jovens. [...] Os principais programas criados para atender aos jovens que cumprem medidas em meio aberto são a Liberdade Assistida (LA) e a Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). No primeiro, o adolescente é obrigado a cumprir uma rotina, que inclui estudar, fazer cursos profissionalizantes e atividades com os pais. No segundo, precisa prestar serviços sem remuneração, em órgãos públicos, com jornadas que não interfiram no horário escolar ou de trabalho. A proposta de ambos os programas inclui o acolhimento familiar e o apoio direto ao jovem. Mas as dificuldades para colocar em prática as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são inúmeras.
(Gazeta do Povo - 03/05/2013)
Tomando as ideias do texto de apoio e as informações acumuladas por você ao longo da vida, produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O que pode ser feito para aprimorar o processo de ressocialização dos jovens infratores?

Seu texto deve:
  • ter um mínimo de 15 e máximo de 30 linhas
  • ter um título sugestivo
  • respeitar os direitos humanos


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, vive através da fé e louvor a Deus. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


6 comentários • Comente »:

Anônimo disse...

Como faço para enviar minha redação?

Luiz Henrique disse...

Siga as instruções desta página:

http://www.estudajovem.com.br/2013/05/envie-sua-redacao.html

Abs

@ApoioNicoleB disse...

Oi enviei minha redação hoje com o Título : Adolescência com Fronteiras, quando vou está recebendo ela corrigida? fiquei um pouco em dúvida se conseguiu enviar ou não, obrigado aguardo respostas!

Luiz Henrique disse...

Em breve você receberá!

Obrigado

Joás Jr. disse...

muito boa sua redação !

Luiz Henrique disse...

Obrigado, Joás!

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Seguidores Blogger

Oportunidades