[Proposta de Redação] O que pode ser feito para aprimorar o processo de ressocialização dos jovens infratores?

GÊNERO: TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO
Em meio à retomada do debate sobre a redução da maioridade penal, dados da Secretaria da Família do Paraná e do Conselho Nacional da Justiça revelam que as medidas de restrição e privação de liberdade afetam apenas uma pequena parcela dos jovens infratores no estado. Das cerca de 5 mil crianças e adolescentes em conflito com a lei no estado, 91% estão em regime aberto – medida adotada em casos menos graves e defendida por profissionais da área. O problema é que o preconceito e a falta de estrutura dos municípios, responsáveis pelos atendimentos, são barreiras à recuperação desses jovens. [...] Os principais programas criados para atender aos jovens que cumprem medidas em meio aberto são a Liberdade Assistida (LA) e a Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). No primeiro, o adolescente é obrigado a cumprir uma rotina, que inclui estudar, fazer cursos profissionalizantes e atividades com os pais. No segundo, precisa prestar serviços sem remuneração, em órgãos públicos, com jornadas que não interfiram no horário escolar ou de trabalho. A proposta de ambos os programas inclui o acolhimento familiar e o apoio direto ao jovem. Mas as dificuldades para colocar em prática as medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) são inúmeras.
(Gazeta do Povo - 03/05/2013)
Tomando as ideias do texto de apoio e as informações acumuladas por você ao longo da vida, produza um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: O que pode ser feito para aprimorar o processo de ressocialização dos jovens infratores?

Seu texto deve:
  • ter um mínimo de 15 e máximo de 30 linhas
  • ter um título sugestivo
  • respeitar os direitos humanos


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


6 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades