[Proposta de Redação] Como fazer da Internet uma ferramenta para transformar a realidade?

GÊNERO: DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Texto I:

INTERNET DESPERTA PARA O PRAZER DE LER, DIZ PEDAGOGA
Entrevista com Cybele Meyer, psicóloga e autora do livro 'Menina Flor'

A internet é capaz de despertar o interesse pela leitura?
Sim. Os jovens leem e escrevem muito na internet, abrindo um canal para a leitura de livros no papel. Infelizmente, as pessoas têm o hábito de querer substituir e não somar. Quando surgiu a TV, disseram que era o fim do rádio e do cinema. E com o passar do tempo o que vemos foi que a televisão é mais um recurso para o entretenimento das pessoas.

O jovem está lendo mais?
O jovem de hoje lê muito mais do que o jovem de décadas passadas. Ele iniciou o hábito com a internet de forma motivadora, sem imposição. No passado, a leitura era imposta de forma punitiva. Aquele que não soubesse falar sobre determinado clássico tiraria nota baixa. Ele era obrigado a ler os livros que o professor indicava, normalmente clássicos com linguagem erudita, se deparando com inúmeras palavras que não conhecia, gerando uma "repulsa" pela leitura em geral. Agora, o jovem lê toda a coleção do Harry Potter sem que ninguém precise mandar.

Texto II:
FACEBOOK TEM PROTESTOS ORGANIZADOS PARA 11 DE SETEMBRO

Internautas têm usado as redes sociais para organizar protestos contra a corrupção por todo o País em 7 de setembro. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, há pelo menos 10 grupos organizando diferentes ações para a próxima quarta-feira, e mais de 75 mil pessoas de todo o Brasil já confirmaram presença nessas ações pelo Facebook. Apesar dos eventos terem começado há algumas semanas, somente agora usuários estão tentando unificar todos eles.

O blog Brasil+Ético está reunindo todos os protestos marcados em um Calendário Geral de Manifestações Anticorrupção. De acordo com o Estado de S. Paulo, na capital paulista, são pelo menos cinco manifestações marcadas. No Rio, outras quatro, e em Brasília há pelo menos outros quatro eventos anticorrupção organizados para quarta-feira. Uma das manifestações é organizada pelo grupo hacker Anonymous. O evento criado pelo Facebook, "Manifesto contra a corrupção no Brasil", tem ações em quase todos os Estados, e mais de 35 mil pessoas confirmaram presença.

Texto III:
HOMEM FAZ CAMPANHA NO FACEBOOK PARA CHAMAR FILHO DE JASPION

Desde o dia 25 de junho, o perfil de uma figura pública vem dando o que falar na internet. Trata-se do perfil "1 Milhão 'CURTIR' e minha mulher aceita o nome do bebe de JASPION" (sic) e que quer exatamente isso: arrecadar um milhão de "curtir" e convencer a mulher a dar o nome de Jaspion ao filho. Na página, o homem não identificado explica que a iniciativa não é uma piada e que nasceu de um desafio lançado a sua mulher, que por achar impossível arrecadar um milhão de “curtir” no Facebook teria concordado com a campanha.
O desafio já arrecadou mais de 80 mil “curtir” em apenas três dias. A iniciativa lembra bastante um outro perfil, mas em inglês, da comunidade "1 million 'likes' and my wife has agreed to call our baby Megatron" (um milhão de 'likes" e minha mulher concorda em chamar nosso bebê de Megatron", lançada antes da versão brasileira e que já possui mais de 350 mil “curtir” no Facebook.

O curioso mundo do Facebook
Quem usa o Facebook com certa cautela talvez não faça ideia do que uma mensagem ou uma foto postada no mundo virtual podem causar no mundo real - para o bem e para o mal. Na Alemanha, uma adolescente já viu seu bairro ser invadido por mais de 1,5 mil desconhecidos após anunciar seu aniversário na rede na mesma semana em que um argentino encontrou o filho que não via há dez anos pelo Facebook. Enquanto algumas decisões tomadas na rede social podem ajudar a encontrar amigos ou até mesmo reaver o querido porco de estimação, outras podem causar demissões, destruir relacionamentos ou colocar o usuário atrás das grades. Tudo isso aconteceu, e por causa do Facebook.

Após refletir sobre os textos acima e utilizando seus próprios conhecimentos, escreva uma redação dissertativa-argumentativa sobre o seguinte tema:

“COMO FAZER DA INTERNET UMA FERRAMENTA PARA TRANSFORMAR A REALIDADE?”


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


4 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades