Mapas mentais: memorização de conteúdos para vestibular


Um dos problemas mais comuns dos estudantes no pré-vestibular é a dificuldade em absorver todo o conteúdo que as provas exigem. A infinidade de coisas a decorar preocupa todo vestibulando.

Para resolver o problema, a técnica de mapas mentais é tida como ferramenta para facilitar o aprendizado e memorização de qualquer tipo de conteúdo.

Como criar um mapa mental
Para criar o mapa mental é preciso apenas papel, canetas coloridas, criatividade e vontade. Embora a técnica seja simples, ela não deve ser confundida com simplória.

Para começar separe e leia um texto grifando de maneira colorida o que achar importante, identificando as palavras-chaves por categorias de informações. Depois, coloque no centro do papel o tema sobre o qual você irá trabalhar.

Reflita sobre o primeiro tópico relacionado ao tema e destaque o título no papel. Após essa etapa, ramifique o tópico e crie sub-tópicos, de acordo com os assuntos dentro daquele assunto inicial. Utilize as palavras-chave destacadas no texto e repita o processo com cada tópico que julgar importante.

Dicas
  1. Inicie com folha de papel sem pauta horizontal
  2. Tenha em suas mãos canetas de cores diferentes 
  3. Palavras-chave e principais conceitos devem já ter sido estudados
  4. Identifique o tema, matéria, capítulo, etc.
  5. Use letra caixa alta (forma) para facilitar a leitura
  6. Use também letras grandes
  7. Abrevie as palavras, mas não exagere.
  8. Escreva SEMPRE do centro para as extremidades
  9. Divida os temas principais em níveis, de acordo com o grau de prioridade
  10. Utilize-se de imagens e desenhos que auxiliem a gravar o conteúdo 
Cursos de Memorização
"Com uma boa memória, qualquer desafio nos estudos pode ser superado, dando uma enorme vantagem no competitivo mundo dos concursos e vestibulares", diz André Caldas, autor do curso Memória de Gênio. "Os famosos mapas mentais são extremamente úteis na memorização." - complementa


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades