
Um dos problemas mais comuns dos estudantes no pré-vestibular é a dificuldade em absorver todo o conteúdo que as provas exigem. A infinidade de coisas a decorar preocupa todo vestibulando.
Para resolver o problema, a técnica de mapas mentais é tida como ferramenta para facilitar o aprendizado e memorização de qualquer tipo de conteúdo.
Como criar um mapa mental
Para criar o mapa mental é preciso apenas papel, canetas coloridas, criatividade e vontade. Embora a técnica seja simples, ela não deve ser confundida com simplória.
Para começar separe e leia um texto grifando de maneira colorida o que achar importante, identificando as palavras-chaves por categorias de informações. Depois, coloque no centro do papel o tema sobre o qual você irá trabalhar.
Reflita sobre o primeiro tópico relacionado ao tema e destaque o título no papel. Após essa etapa, ramifique o tópico e crie sub-tópicos, de acordo com os assuntos dentro daquele assunto inicial. Utilize as palavras-chave destacadas no texto e repita o processo com cada tópico que julgar importante.
Dicas
- Inicie com folha de papel sem pauta horizontal
- Tenha em suas mãos canetas de cores diferentes
- Palavras-chave e principais conceitos devem já ter sido estudados
- Identifique o tema, matéria, capítulo, etc.
- Use letra caixa alta (forma) para facilitar a leitura
- Use também letras grandes
- Abrevie as palavras, mas não exagere.
- Escreva SEMPRE do centro para as extremidades
- Divida os temas principais em níveis, de acordo com o grau de prioridade
- Utilize-se de imagens e desenhos que auxiliem a gravar o conteúdo
"Com uma boa memória, qualquer desafio nos estudos pode ser superado, dando uma enorme vantagem no competitivo mundo dos concursos e vestibulares", diz André Caldas, autor do curso Memória de Gênio. "Os famosos mapas mentais são extremamente úteis na memorização." - complementa
0 Comentários
O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!