[Dicas] Como conciliar estudos e trabalho



Vida de vestibulando é complicada. Muita coisa para fazer e pouco tempo para estudar são grandes dificuldades de quem deseja fazer o bendito vestibular. Muitos ainda têm mais um obstáculo: conciliar o seu estudo com o trabalho.

Disciplina é a palavra chave para vestibulandos com esse perfil. Para isso, é necessário aproveitar da melhor maneira possível essas poucas horas que possui.

Além de não contar com professores durante o dia para tirar suas dúvidas, o vestibulando que possui um período limitado aos estudos pode ter o acúmulo de dúvidas, o que acaba impedindo a compreensão de assuntos que serão vistos mais tarde, prejudicando o desempenho do aluno na hora da prova.

Para não se perder nos estudos e conseguir manter-se focado para os vestibulares, separamos algumas dicas de estudo para quem tem pouco tempo durante o dia ou a noite:

Planejamento

Faça um planejamento dos seus estudos. Decida o que vai estudar em cada dia e em que momentos irá fazer uma "pausa". Dedique mais tempo de estudo às disciplinas que você possui mais dificuldade ou aquelas que possuem mais peso no curso desejado.

Pergunte!
Tem alguma dúvida? Procure um professor. Levar dúvidas para casa só irá atrasar seu cronograma de estudos, além de atrapalhá-lo durante o entendimento de outros temas.

A prática leva a perfeição
Exercícios são responsáveis pela fixação do conteúdo. Isso o ajudará na preparação, já que seu tempo é bastante curto para se prender unicamente ao conteúdo de uma única matéria.

Sempre esteja antes dos outros!
Óbvio que você não é para sair como louco querendo aprender tudo sozinho. Porém, procure saber o que o professor vai passar na próxima aula e já adiante suas leituras. Assim você ganhará tempo quando for estudar depois, e consequentemente disponibilizará esse mesmo tempo para a resolução de exercícios.

Não deixe acumular
Acumular conteúdos e até mesmo exercícios pode prejudicar quando você estiver prestes a realizar a prova do vestibular. Repasse o conteúdo do dia todo dia, mesmo que rapidinho. Se tiver dúvidas, leve-as ao professor no dia seguinte, mas não deixe para "perguntar depois".

Leia
Leia sobre o que você aprendeu, leia jornais, revistas, notícias em geral. Em grande parte dos vestibulares a prova de atualidades pesa muito, além de contribuir para sua formação e ajudar na hora da redação.

Momento resumo
Anote tópicos importantes sobre a aula que você teve no dia. Essas anotações servirão para um dia em que você não tiver tempo para repassar a matéria, ou até mesmo para dar uma lida um dia antes da prova. Uma boa dica é ter um caderno somente para estudos.

Compartilhe conosco suas dicas! Como você faz para conciliar estudos e trabalho?


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


2 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades