Inscrição para o Sisu começa hoje: aprox. 39,7 mil vagas estão disponíveis

Foram abertas nesta segunda-feira (10) as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013 de inverno, que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O cadastro deve ser feito pela internet até as 23h59 do dia 14 de junho. No total, serão oferecidas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições.

Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem no ano passado e não pode ter zerado a prova de redação. Com o número de inscrição e a senha do Enem 2012, o estudante deverá selecionar duas opções de curso.



Ao fim de cada dia, o MEC (Ministério da Educação) disponibilizará as notas de corte de cada curso de acordo com o número de vagas e o nível dos inscritos. A nota de corte será a do último candidato qualificado para a vaga até aquele momento.

Com isso, os candidatos terão uma noção mais clara de suas chances e poderão, até o fim das inscrições, optar por outro curso em que as possibilidades de conseguir a vaga com sua nota sejam maiores. Quanto mais concorrido o curso, maior deve ser a nota de corte.

A divulgação da primeira lista de aprovados do Sisu está programa para o dia 17 de junho e as matrículas deverão ser feitas nos dias 21, 24 e 25 do mesmo mês. Já a segunda chamada deve ocorrer no dia 1º de julho, com as matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.

Lista de espera

As inscrições para a lista de espera serão realizadas, no portal do Sisu, entre os dias 1° de julho e 12 de julho. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção.

Não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

A lista de espera será utilizada para preenchimento das vagas não ocupadas nas duas chamadas regulares do Sisu. A ocupação das vagas será feita segundo critérios definidos em edital próprio de cada instituição participante


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades