[Você sabia?] Empresa cria programa que corrige redações e fornece as notas na hora


Softwares que corrigem provas de múltipla escolha existem aos montes pela internet e são utilizados por diversas instituições de ensino, mas e as temidas provas dissertativas, como ficam? Conheça um programa que promete corrigir redações on-line, automaticamente, e dar a nota na mesma hora!

A EdEx, empresa que trabalha com a Universidade de Harvard e o MIT (Massachusetts Institute of Technology), criou um programa que não só corrige as provas escritas, como também dá a nota quase automaticamente aos alunos.

Além da correção, o programa ainda dá oportunidade do aluno refazer o teste, indicando possíveis pontos nos quais ele pode melhorar e aumentar a sua nota. A EdX deve disponibilizar o aplicativo gratuitamente para qualquer instituição de ensino que queira utilizá-lo.


O programa vem gerando certa polêmica devido ao fato de automatizar o ensino de diversos alunos. Para alguns estudiosos, nada pode substituir a correção de um professor de verdade. Essa é a opinião de Les Perelman, estudioso que lidera um grupo que é contra o uso de programas de computador que corrigem exercícios e provas.

Para Perelman, um dos grandes problemas desse tipo de programa é que eles não são capazes de ler o que está escrito nas provas. A ideia é que as máquinas não são capazes de interpretar o raciocínio de um ser humano, seu bom senso, posicionamento ético, habilidade em criar um argumento convincente, clareza no discurso, entre outras características que apenas outra pessoa poderia identificar.
Como o programa funciona?


Apesar de ser um aplicativo que automatiza a correção de provas, o programa criado pela EdX ainda precisa da ajuda de professores. Esses profissionais devem corrigir 100 redações, aplicando as suas devidas notas.


Feito isso, o aplicativo identifica alguns padrões e realiza as correções de acordo com a maneira com que os professores deram notas aos alunos. Depois, passa as informações sobre os pontos que poderiam ser melhorados.


A EdX espera que diversas instituições de ensino adotem o seu programa na hora de corrigir provas. O que você acha sobre isso? Considera que professores deveriam ser os responsáveis pela correção de redações e provas dissertativas ou confia que um programa de computador pode ficar encarregado do trabalho?

Fonte: Mega Curioso


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, vive através da fé e louvor a Deus. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


8 comentários • Comente »:

Lucimar da Silva Moreira disse...

Mais será que é confiável isso? Acho por mais que a tecnologia venha se tornando uma excelente ferramenta para o homem, nada substitui o homem. Luiz abraços.
Lucimar Estrela da Manhã

Divulgue seu blog no Face

Fan Page

Faço Afiliação de Comentários

Juhh Rabelo disse...

Que legal! Achei super interessante!

:)
www.meninaperdida.com

Luiz Henrique disse...

Uma máquina é capaz de seguir uma lógica gramatical e lexical, mas não tem o bom senso humano. Não consegue "sentir a pureza" do texto.

Por isso ainda não é o mais recomendado, mas pra quem está treinando, é mais uma oportunidade!

Abs

Luiz Henrique disse...

Que bom que gostou, Ju!

Bjs

NeT-HackerBR disse...

Tem o Link, para ver o programa?

Luiz Henrique disse...

A versão em inglês está disponível em https://www.edx.org/

A versão em outros idiomas ainda não foram divulgadas pela empresa!

Abs

Anônimo disse...

Você poderia me dizer quais outros programas brasileiros fazem essas correções?!! Abraço.

Luiz Henrique disse...

Aqui no Brasil, infelizmente ainda não há serviços desse tipo.

Se você quer correção de redações, envie para nós! Mais detalhes em:

http://www.estudajovem.com.br/2013/05/envie-sua-redacao.html

Bjs!

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Seguidores Blogger

Oportunidades