Dicas para estudar para o vestibular


Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que estudar para o vestibular, procuram macetes e videoaulas, ou até mesmo recorrem à aulas particulares. Porém, é muito importante entender que é necessário saber estudar corretamente para se aprender com eficiência. Por isso, o EstudaJovem! preparou algumas dicas para facilitar seus estudos para o ENEM e para os vestibulares:

1.
Ano de vestibular é difícil. Para ser aprovado é preciso estudar muito, mas também é necessário manter o equilíbrio e cumprir uma rotina de disciplina e otimismo. Veja algumas dicas que o EstudaJovem! preparou para você!
2.
Estude todas as matérias. Não focar só em Quimíca, Física e Matemática, mas dominar os conteúdos de todas as disciplinas, entre elas Sociologia, Artes e Filosofia. O ideal é começar por aquelas matérias com as quais tem mais afinidade, para ganhar ânimo, e depois partir para as mais difíceis.
3.
O mais complicado não é estudar, mas sim começar. Desligue a TV, saia da frente do computador, desconecte o Facebook e o Twitter. Quando estiver fazendo outra coisa no tempo reservado para o estudo, pare e vá estudar. Nessas horas, lembre-se de que sua aprovação depende deste pequeno esforço.
4.
Converse com as pessoas da sua família e fale que você precisa estudar. Às vezes, enquanto tenta ler, você tem que dar atenção para as conversas com seus familiares e não consegue a concentração de que precisa.  Atenção e concentração são importantíssimas para o sucesso nos estudos.
5.
Procure manter uma rotina de estudos. Parece difícil, mas separar um tempo para estudar é fundamental na preparação para o vestibular. Separe cerca de 40 minutos todos os dias para se dedicar a cada uma das disciplinas e não deixe de cumprir esse tempo.
6.
Evite, sempre, estudar em locais com muito barulho e movimentação de pessoas. Se você tem dificuldade em se concentrar, principalmente. Prefira lugares bem arejados, iluminados e confortáveis. Nem sempre o quarto é o melhor lugar para você se sentir confortável enquanto estuda. Se o sono bater, procure outro espaço que não faça sentir vontade de dormir.
7.
Namorar é bom, mas é importante saber dividir o tempo com os estudos para mandar ver no vestibular. Isso não quer dizer que você precisa esquecer que tem um namorado(a), mas reservar um tempo para ele(a) e um tempo para estudar. Saber organizar suas prioridades é um grande passo para passar no vestibular.
8.
Aproveite os momentos com os amigos para descontrair e relaxar a cabeça. Enquanto está se preparando para o vestibular, você precisa se dedicar bastante e acaba reduzindo o tempo de lazer. Por isso, aproveite o tempo que tiver para esquecer um pouco das preocupações. Mas, não passe muito tempo em distrações com os amigos para que isso não influencie na sua rotina de estudos.
9.
Para relaxar, faça exercícios físicos! Além de tranquilizar e produzir a sensação de bem-estar, algumas atividades, como os alongamentos estimulam a capacidade de concentração e o raciocínio. Você se distrai e ainda produz estímulos para aumentar seu rendimento nos estudos.
10.
Todos já sabem que para ingressar em uma universidade é importante dar show no vestibular. E para conseguir isso, uma ótima dica é estar por dentro do que acontece. Jornais, revistas, televisão e internet são boas fontes de informação. Mas cuidado para não se prender a fatos irrelevantes, que diariamente são despejados na mídia. Notícias de grande repercussão têm muita chance de aparecer nas provas.



como passar no vestibular, como estudar para o vestibular, o que estudar para o enem, quais materias caem no enem, o que cai no vestibular, materias para o enem, enem como estudar


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


2 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades