Site falha e anuncia fim das inscrições do Enem antes do prazo



Estudantes que tentaram acessar o site do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por volta da meia-noite desta segunda-feira (27) se surpreenderam com a mensagem de que as inscrições haviam sido encerradas.

De acordo com relatos postados no Twitter, ao entrar na página de inscrição do Enem havia uma mensagem no botão de inscrição de que o prazo havia sido encerrado. O problema aconteceu pouco depois da meia-noite e, segundo a assessoria do Ministério da Educação, o erro durou cerca de 15 minutos.
"Houve um erro pontual. Uma frase apareceu na tela de entrada da inscrição para o Enem no início da madrugada, mas que em nenhum momento as inscrições foram encerradas. Se o estudante clicasse no botão, ele conseguia realizar a inscrição". De acordo com o MEC, da meia-noite até a 1h, cerca de 8.237 pessoas realizaram a inscrição para o exame.
Mensagens postadas no microblog também afirmavam que não era possível realizar a inscrição. O MEC informou que o problema pode ter relação com o tipo de servidor que o estudante estava utilizando. "As inscrições continuaram abertas, se o estudante não conseguiu realizar a inscrição foi por erro do provedor e não do sistema".

RECORDE
 
Até a manhã desta segunda-feira (27), o Ministério da Educação registrou um total de 6.342.250 candidatos inscritos no Enem 2013, superando o recorde alcançado no ano passado. No mesmo período de 2012, o número foi de 5,9 milhões.
O total de inscritos, porém, em todo o período de inscrição do ano passado foi de 6,4 milhões, mas apenas 5,8 milhões fizeram o pagamento da taxa de inscrição. Dessa forma, é possível que o número de inscritos neste ano também caia após o término do prazo de pagamento, que termina na quarta-feira (29).
Desde 2009, segundo a pasta, 9,8 milhões de pessoas já participaram do exame. O MEC informou que o prazo de inscrição não será estendido.

PRAZO
 
As inscrições para o Enem terminam nesta segunda-feira (27), às 23h59 (horário de Brasília). Até a meia-noite de domingo, o Enem já havia recebido 6.103.193 inscrições, segundo o MEC (Ministério da Educação).
A taxa é de R$ 35 e deve ser paga até o dia 29. Estão automaticamente isentos do pagamento os estudantes que concluem o ensino médio em 2013, matriculados em escolas da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. O participante que tiver renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também não precisa pagar para fazer a prova.
Estudantes de família com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também podem pleitear a gratuidade. O pedido deve ser feito no sistema de inscrição.

Fonte da notícia: Folha


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades