Preparamos algumas dicas para quem precisa estudar sozinho em casa. Estudar em casa pode ser tão eficiente quanto fazer um curso pré-vestibular! Confira nesse post quais são essas dicas:
Horários certinhos
Estudar de casa exige autocontrole. Estabeleça horários fixos. Dormir e comer em horas diferentes dificulta a ambientação do corpo e prejudica o rendimento. E cuidar do sono também: ele restaura o elo transmissor dos neurônios (sinapse) e melhora o funcionamento do cérebro. Oito horas de descanso é o ideal.
Sem incômodos
O ambiente de estudo precisa ser organizado. Como o cérebro não foca duas coisas ao mesmo tempo, simplicidade e silêncio ajudam na concentração. Boa luminosidade diminui a sonolência. Luz excessiva inibe a produção de melatonina, o hormônio do descanso, e pode causar insônia.
No limite
Respeite seus limites. A concentração diminui a cada 50 minutos de estudos consecutivos. Recomendação: pare 10 minutos por hora. Vai tomar uma água, olhar a paisagem - qualquer coisa que permita descanso. E o Facebook e o Twitter não são formas de descanso!! E tem mais: o córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, alcança potência máxima às 11h. É o momento ideal para estudar o assunto mais importante do dia.
Metas
A nossa atenção é interesseira: vai fazer você pensar em tudo que pode conquistar com o estudo - mas não vai focar o estudo em si. Por isso, trace as metas: determine quantos capítulos você vai ler em determinadas horas, por exemplo. Isso estimula a motivação e facilita o planejamento.
Fluxo do pensamento
Fazer exercícios práticos ajuda a testar o aprendizado. Outra alternativa é escrever com o fluxo da consciência. Após terminar o estudo diário, redija por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tema, sem se preocupar com a lógica e a pontuação. O resultado ainda pode servir como
resumo nas vésperas de provas.
Agora chega!
Não exagere. O stress esgota a atividade dos neurônios, causa problemas na transmissão e faz com que as sinapses não ocorram adequadamente. Nada como se divertir de vez em quando. Cinema, shows, namoros ajudam a relaxar e são, sim, muito bem-vindos aos fins de semana. Mas não exagere!
4 Comentários
Boas dicas! Já vi que está na hora de organizar meus horários (ENGRAÇADO: hora de organizar o horário)
ResponderExcluirKKK
ExcluirObrigado, Beijos!
Adorei demais. Estou precisando estudar em casa e finalmente achei dicas que realmnte vao me ajudar.
ResponderExcluirMuito obrigada.
Que bom que pudemos ajudar!
ExcluirBjs
O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!