[Seção Aula] Matemática » Geometria e Trigonometria


O assunto de hoje na Seção Aula é ideal para quem deseja passar no vestibular, principalmente em Engenharia Civil. Confira nesse post a definição, aplicações, fórmulas, e exemplos de várias formas geométricas, além de excelentes videoaulas!


Cálculo de Áreas


Área é o espaço que preenche regiões poligonais convexas – qualquer segmento de reta com extremidades na região só terá pontos pertencentes a esta.


O cálculo de áreas tem aplicação seja em atividades puramente cognitivas, ou até mesmo trabalhistas. Um exemplo de profissional que faz uso dessa ferramenta para tornar possível o desempenho do seu trabalho é o engenheiro civil.

O quadrado

O quadrado é uma figura geométrica plana regular em que todos os seus lados e ângulos são iguais.

Para calcular a área de um quadrado basta que se multipliquem dois dos seus lados l entre si.


EXEMPLO:

Para pavimentar a sala de sua casa, Carmem comprou 26 m2 de piso. Sabendo que a sala tem o formato quadrangular e que um dos lados mede 5 m, diga se o piso será suficiente para pavimentar a sala:

  • A sala tem o formato quadrangular;
  • O seu lado mede 5 m;
  • A área do quadrado é A = L2
Com base nos dados acima temos:
Conclui-se então que o piso comprado por Carmem será suficiente para pavimentar sua sala e ainda sobrará 1 m2.
Lembrete: a unidade de medida de área mais utilizada é o metro quadrado (m2), porém em alguns casos usa-se o km2, cm2, etc.

O retângulo

O retângulo é uma figura geométrica plana em que os lados opostos são paralelos e iguais e todos os ângulos medem 90º.


Para calcular a área do retângulo, basta que se multipliquem seu comprimento c pela largura l.


EXEMPLO:
Num campeonato de futebol, a comissão organizadora do evento está providenciando o gramado que será plantado em toda área do campo. Para comprar as gramas, a comissão precisa saber a área do campo, pois a grama é vendida por metro quadrado. Sabendo que o campo tem 115 m de comprimento por 75 m de largura e ainda que o campo tem o formato retangular, ajude a comissão a solucionar o problema, diga quantos metros quadrados de área tem o campo de futebol:

O triângulo

O triângulo é uma figura geométrica plana formada por três lados e três ângulos. A soma dos seus ângulos internos é igual 180º.


Para calcular a área do triângulo multiplica-se a base b pela altura h e divide o resultado por 2 (metade da área do retângulo).

EXEMPLO:

Encontre a área de um triângulo cuja base mede 8,2 cm e a altura 3,6 cm:


O trapézio

O trapézio é uma figura plana com um par de lados paralelos (bases) e um par de lados concorrentes.


Para calcular a área do trapézio adiciona-se a base maior c à base menor a, ao resultado da soma multiplica-se a altura, e por fim, divide-se o resultado final por 2.
EXEMPLO:

Um fazendeiro quer saber a área de um lote de terra que ele comprou. O lote tem o formato de um trapézio. Sabendo que a frente mede 1020 m, o fundo 815 m e a distância da frente ao fundo é de 510 m. Determine a área do lote.



VIDEO AULAS

Aula com o famoso Prof. Nerckie sobre noções de Geometria e Trigonometria


Aula do Descomplica sobre Trigonometria para ENEM:


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, vive através da fé e louvor a Deus. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


6 comentários • Comente »:

Bel Carvalho disse...

Amei seu blog e já sou sua seguidora!
Obrigada pela visita no blog!
Bjs e volte sempre!
Bel Carvalho
http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

Luiz Henrique disse...

Obrigado Bel!

Bjs

Pri - Esmaltes da Pri disse...

Olá, Luiz Henrique. Vi o recado que você deixou em meu blog de esmaltes e, apesar de perceber sua intenção de atrair pessoas para o seu blog, devo confessar que ele pareceu um pouco desagradável, pois pareceu-me insinuar que, por eu ter um blog de unhas, eu não estudo. Vim visitar seu blog e percebi que ele tem um conteúdo voltado para vestibulandos. Pois bem, gostaria de lhe dizer que o fato de eu ter um blog de esmaltes não influencia em nada minha vida acadêmica. Estou no terceiro ano da faculdade, tenho bolsa de iniciação científica e um trabalho bem interessante na área de latim. Além disso, entrei em uma faculdade pública passando em 1° lugar no vestibular. Desculpe-me por esta declaração, mas, ao ver seu comentário, não pude deixar de ver um certo tom crítico nele, uma vez que foi deixado o comentário "Estuda Jovem! Que tal dedicar um pouco para se preparar para o futuro e os estudos? Acesse: www.estudajovem.com.br"... Sinceramente, este comentário não me foi de todo agradável e, por isso, vim aqui lhe dizer que o fato de uma pessoa ter um blog sobre assuntos aparentemente "fúteis" não quer dizer que ela não se dedique a assuntos considerados importantes. Parabéns pelo seu trabalho, continue fazendo pois há pessoas que precisam, mas, de coração, aconselho a não fazer mais esse tipo de comentário em blogs como o meu... Divulgue seu blog de outra maneira, de modo a valorizar o trabalho excelente que você faz aqui. Desculpe-me mais uma vez pelo discurso, mas senti necessidade de dizer que nós, blogueiras de beleza, temos muito conteúdo além das "futilidades" que mostramos em nossos blogs. Um abraço e até a próxima.

Luiz Henrique disse...

Olá Priscila,

Acho que houve um mal-entendido aqui. O nome do blog é "Estuda Jovem", o que explica a saudação. Fiz uma propaganda em seu blog, pois considerei que a maioria de suas leitoras estão na fase de estudos, e por isso, divulgar o blog é uma boa ajuda para quem precisa!

Peço-lhe desculpas pelo incovieniente, e desejo-lhe sucesso em sua vida acadêmica!

Obrigado,
Luiz.

Pri - Esmaltes da Pri disse...

Olá, Luiz! Em primeiro lugar, quero lhe dar os parabéns pela sua atitude e pela sua resposta! Muito obrigada pelas suas palavras! Gostaria de me oferecer, então, para colaborar com seu blog falando sobre tópicos de literatura, gramática e redação, se isso lhe interessar. Muito obrigada pela atenção e me desculpe por qualquer inconveniente!

Luiz Henrique disse...

Olá, Priscila.

Muito obrigado pela atenção. Acredito que tudo se resolve numa boa, sem necessidade de se "esquentar". Toda ajuda é bem-vinda, participe, divulgue, comente, siga!

Afinal, esse blog é feito para ajudar a todos.

Obrigado!

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Seguidores Blogger