Ticker

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Responsive Advertisement

[Resumo] Macunaíma - Mário de Andrade


A obra de Macunaíma, de Mário de Andrade retrata a vida de um ínido, Macunaíma, que era mau-caráter e aproveitador. Como consequência de sua preguiça, Macunaíma perde o único objeto que sua amada Ci lhe deixou, e sofre muito para resgatar. Confira nesse post o resumo dessa obra e esteja pronto para o vestibular!

Macunaíma nasceu na floresta brasileira e desde pequeno já mostrava como tinha um caráter indigno. Sempre com preguiça, sempre dizendo: ”Ai! Que preguiça!”. Na necessidade de uma companhia para seus passeios pela mata ia com a mulher de seu irmão Jinguê, e deitava-se com ela.

Depois de pouco tempo o irmão descobriu e acabou cedendo a mulher. Mas Macunaíma logo se envolveu com a nova índia do irmão, que novamente lhe cedeu. Então nessas transformações em príncipe ele acabou se tornando homem. E como não tinha um bom caráter continuava a enganar a todos, até mesmo ao Caipora.

Um dia, ao caçar uma veada, aprisionou o seu filhot, fazendo ela voltar. Ao retornar, Macunaíma a matou, porém quando se aproximou viu que na verdade tratava-se de sua mãe; ele tinha sido enganado pelo Anhangá.

Assim, Macunaíma, junto com seus dois irmãos, Maanape e Jinguê, seguiram pela mata indo embora. No caminho, encontrou com Ci, a mãe do mato. Os dois tiveram relações e se tornou o Imperador do mato virgem. Os dois se amavam e tiveram um filho que logo foi abençoado para trazer muitas riquezas aos pais, principalmente a Macunaíma. Entretanto o menino adoeceu e morreu;

Ci, cansada e desiludida, parte para as estrelas, o que significa a morte, mas antes deu ao esposo o muiraquitã – um talismã que lhe garantiria a felicidade.

Eles seguem uma vida no mato até que o herói sem-caráter parte pra São Paulo, pois descobriu que o muiraquitã que ganhou e tinha perdido estava com o comerciante Venceslau Pietro, um colecionador de pedras. Macunaíma vai atrás do talismã e em São Paulo conhece as chamadas máquinas. Se diverte enganando os irmãos e dormindo com as mulheres da cidade. Porém as coisas com Venceslau Pietro não correram bem como ele esperava.

O comerciante era na verdade o gigante Piaimã, comedor de gente. O anti-herói sofre muito na tentativa de reconquistar o presente de Ci, até que finalmente procura a macumba e lá pediu a Exu que machucasse a alma do gigante, pois assim ele teria de volta o muiraquitã.

Tendo o talismã de volta, os três voltaram a Amazônia, mas lá os irmãos de Macunaíma morrem e ele acaba sendo encantado pela Iara, perdendo assim a pedra que ganhou de Ci de uma vez por todas. Assim como sua companheira, mãe do mato, cansado da vida e desiludido, ele sobe ao céus, dando origem a constelação da Ursa Maior.

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Aqui em casa tem sempre alguém me incentivando a ler Macunaíma, Dom Casmurro entre outros. Me interessei mais ainda pelo livro :}

    entre-galaxias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ótimo, me interessei bastante, ler é sempre maravilhoso *-*

    Quando puder dá uma passadinha no meu blog, tem posts novos por lá...você e seus leitores serão recebidos de braços abertos por mim.

    http://sorriso-jovem.blogspot.com.br/

    Beijinhos de Morango!

    ResponderExcluir
  3. esse livro é ótimo, já li e super recomendo *-------*

    http://noembalodaredee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser ótimo, fiquei com vontade de ler. Abraço! =)

    NOSSO CAPRICHO
    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro bem legal.
    Tem um selinho no meu blog pra vc.
    Mas ficou bem legal sua postagem.
    http://ocantinhodeartesanato.blogspot.com.br/2013/04/primeiro-selinho.html

    beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro bem legal sim, Gil!

      Respondi lá no seu blog!

      Bjs

      Excluir
  6. É o livro que eu (Bárbara) comprei ontem, na estante Virtual.

    Amei conhecer o blogue.

    Estou seguindo e quando puder, venha me visitar.
    Abraços!

    ResponderExcluir

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!