[Dicas] Você se distrai na sala de aula?


Jogar bolinha de papel, conversar com a pessoa do outro lado, dormir na carteira... A sala de aula pode ser uma forte influência para não prestar atenção no professor. Por um lado pode ser divertido esquecer da aula... O que não tem graça nenhuma é o prejuízo nos estudos e principalmente no dia do vestibular. E porquê isso acontece? Confira nesse post algumas dicas para manter-se focado nos estudos, de uma maneira divertida, sem perder o bom-humor, amizades e principalmente tempo.
COPIAR É DIFERENTE DE ENTENDER
Que atire a primeira pedra quem nunca fica conversando enquanto o professor passa a matéria no quadro! Apesar de parecer que "não tem nada a ver", conversar demais durante a cópia atrapalha a produtividade cerebral. À medida que vamos lendo o que copiamos, nosso cérebro vai gravando as informações e assimilando conteúdos. Por isso, uma dica importante é conversar menos, e dar sempre uma lida rápida no que está copiando. Mas, claro, não seja um ser anti-social, converse, mas converse com moderação.

"É SO NÃO DAR BOLA"
Provavelmente, todos nós já ouvimos essa frase alguma vez, logo após reclamar para a professora que alguém está nos incomodando. E é completamente verdade. Alguns psicólogos afirmam que ignorar uma pessoa, faz com que ela perca interesse em fazer o que está fazendo. Por exemplo: alguém está jogando bolhinhas de papel em você. Ignore-a, logo ela vai parar. Assim você não se estressa, e deixa o problema "morrer sozinho".


RESISTA AO SMS
É, talvez, o pior desafio na vida de um adoslencente moderno. Em geral, o jovem passa horas no celular, inclusive em sala de aula, mesmo sendo proibido em muitos colégios. Se você tiver disposição, procure usar menos o celular enquanto estuda. O tempo perdido olhando para a tela do smartphone poderia estar sendo aproveitada para aprender o que não entendeu.



FAÇA UMA AUTO-PESQUISA
Busque se conhecer melhor. Isso mesmo, saiba o que você gosta de fazer e ouvir, e associe aos seus estudos. Já vi muita gente que gosta de desenhar fazendo desenhos para fixar a matéria. Isso ajuda muito. Se, por exemplo, você toca violão ou canta: componha músiquinhas, só para você. Você não vai passar vergonha, e vai fixar a matéria em sua cabeça.

SAIR DA SALA!?
Algumas pessoas, quando não estão conseguindo se concentrar, geralmente, pedem para sair da sala tomar água ou ir ao banheiro. Isso é bom até certo ponto. Se é um momento de fazer exercícios, ou uma avaliação, por exemplo, é excelente. Se for a hora que o professor está explicando, evite ao máximo sair.

GALERA DO FUNDÃO
Com certeza absoluta, a galera do fundão é gente boa. Todo mundo sabe disso. De modo geral, esses são os tais "bagunceiros". E quem tá na bagunça, não aprende. Claro que não são todos, mas o fundão, geralmente, incomoda. Se você está nessa... Procure mudar de lugar, ou no mínino, prestar mais atenção no que realmente vale a pena.

Fica aí algumas dicas simples para manter a produtividade e a atenção em sala de aula. Que tal fazer uma promessa para você mesmo de passar pelo menos uma aula sem se distrair com outras coisas?


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


12 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades