[Seção Aula] História » Grécia e sua Formação


Olá pessoal! Hoje vou inaugurar uma nova categoria no blog: Seção Aula. Irei postar aulas, textos e imagens, videos e outros relacionados com algum assunto de alguma matéria específica. Assim fica fácil achar conteúdos para estudar para vestibular, fazer trabalhos, tirar dúvidas, etc. São textos curtos, só para "refrescar a memória", e não fazer feio no ENEM/Vestibular/Provas.

Pode usar a vontade, mas sempre cite a fonte, principalmente em trabalhos. Os textos foram adaptados de diversas fontes confiáveis, por isso, os créditos devem ser do blog EstudaJovem.

A Seção Aula de hoje é sobre a Grécia e sua Formação.

Os gregos antigos jamais conheceram a centralização política. Sua forma de organização eram as cidades-estados, que tinham características de manutenção da autonomia administrativa e legislativa. Ou seja, cada uma dessas cidades possuía o seu próprio sistema de governo e leis, que só valiam nas áreas dominadas pela polis.

Exemplo de uma Polis

O mundo grego tinha sua própria língua, suas praticas religiosas, etnias, etc.. Além disso, é quase certo que a Grécia foi o "berço" da civilização ocidental.

Os gregos foram grandes filósofos, e serviram de inspiração para o avanço das principais ciências da humanidade (Matemática, Física, História, Anatomia, Arquitetura, Química, Sociologia, Filosofia, Artes, Antropologia, etc)

Mais especificamente, no ramo das artes, a Grécia formou uma escola literária e artística, chamada de Classicismo, que foi a inspiração ao Renascentismo.


Mas os gregos tiveram muitos problemas. Um deles, foi o fato que quase 80% do território é composto por cadeias de montanhas e planícies de solo pedregoso e por isso era pouco fértil.

Então os gregos foram em busca de outras terras, colonizando muitos lugares no mar Egeu e no Mediterrâneo, tendo contato com diversos dos povos da antiguidade. Isso ajudou bastante no seu desenvolvimento cultural.

Bandeira da Grécia
Bom, por hoje é isso. Em breve vou falar mais sobre a Grécia e a construção da sociedade.


Tem algum assunto de alguma matéria que não entende bem? Comente, e eu vou disponibilizar um resumo como esse para ajudar e tirar suas dúvidas!


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


12 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades