Dicas: O primeiro emprego

Trabalhar antes dos 18 tem sido comum entre os jovens, pois muitos precisam de dinheiro, ou somente a experiência. Há vários programas oferecidos pelo governo que oferecem primeiro emprego. Mas para conseguir uma vaga no mercado de trabalho é importante estar pronto para exercer bem a função e conhecer novos desafios.

EXTRA: Conheça o CIEE, programa gratuito que emprega milhares de jovens a nível brasil!
O que eu preciso ter?
  • Força de vontade
  • Paciência
  • Atenção
  • Objetivos bem definidos
  • E um currículo
Mas, se não tenho experiências profissionais, por que fazer um currículo?
Um currículo não conta somente suas experiências, mas relata seus objetivos, pretensões, e outros detalhes a seu respeito. Além disso, as empresas atualmente só contraram depois de analisar o currículo da pessoa.

E quanto à documentos?
Se você for buscar um emprego por conta própria, geralmente, só precisa de RG. Agora, se for usar dos benefícios do governo (como o PNPE e Aprendiz Legal), e desejável ter mais documentos.

O que é PNPE?
O Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens empregam adolescentes com idade de 16 a 24 anos, que nunca tenham tido nenhum vínculo empregatício, façam parte de uma família com renda per capita de até meio salário mínimo e estejam matriculados e frequentando regularmente ensino fundamental ou médio. Além de gerar renda para essas pessoas, o programa tem o objetivo de qualificar o jovem para o mercado de trabalho e incluí-lo na sociedade.

E Aprendiz Legal?
Jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio podem participar. A jornada de trabalho não pode ser maior do que seis horas diárias. E o aprendiz tem direito a um contrato de trabalho especial, anotado na Carteira de Trabalho. Além de salário mínimo, 13° salário, férias e todos os benefícios que os outros funcionários da empresa têm.

E que profissão escolher?


Isso vem de você, mas se quer uma dica, confira nosso Guia de Profissões!


Dica extra:

CIEE


O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição sem finalidades lucrativas, que trabalha em prol da juventude estudantil brasileira. O CIEE oferece à jovens estudantes oportunidades de estágio ou aprendizado, para ajudar colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria. Além disso, a CIEE promove cursos e palestras em suas unidades!

UNIDADE: CURITIBA/PR
Gerência: UC - CIEE NACIONAL
Telefone: 41 3313-4300
Endereço: RUA IVO LEAO 42 ALTO DA GLORIA CEP: 80030-180
http://www.ciee.org.br/


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades