Você sabia?: Word possui um criador automático de sumário

 
Já ficou travado um tempão para arrumar o sumário do trabalho do colégio ou da faculdade, e ainda sofrer porque desconfigurou o resto do trabalho e você só perdeu tempo? Pois é. Estamos aqui para ajudar. Existe uma ferramenta no Word que facilita nesse quesito e gera sumários automáticos, de uma maneira simples e eficaz!


1. Primeiro de tudo abra o seu texto.

Abra o seu documento.

2.
Caso a aba Início esteja selecionada, você verá que, no canto da tela, há um local com separações chamado Estilo. Lá você pode visualizar todos os tipos de título que podem ser utilizados em seu texto para que depois tudo seja adicionado em seu sumário.
Escolha o título mais adequado.

3.
Talvez o processo a seguir seja um pouco mais “chato”, de certa forma. Você precisará classificar o seu texto, com os itens que você deseja que apareçam no sumário. Ou seja, os títulos importantes como Título, os menos importantes como Título 1, 2 etc.
Para fazer isso, basta selecionar o título dentro de seu documento e clicar no canto da tela na opção desejada, para o tipo de seu título.
Selecione o texto e escolha o estilo.

4.
Se você já terminou de classificar os títulos, verá como é muito simples gerar o seu sumário. Clique na aba Referências e depois no botão Sumário. Diversos modelos aparecerão e, basta escolher o seu modelo e clicar. Pronto! Agora seu sumário já está funcionando.
Clique na aba Referências e em Sumário.

Observação importante: sempre que você modificar alguma coisa no documento, clique com o botão direito em seu sumário e selecione “Atualizar Campos”. Desta forma, você terá certeza de que os itens estão correspondendo corretamente às páginas. Por isso, assim que você finalizar seu trabalho, a última coisa a ser feita é atualizar os campos do sumário.

Personalizando os tipos de título: como o Word traz os estilos pré-definidos, talvez você não goste da mudança de fonte ou de cor que ocorre ao definir como Título 1, 2 etc. Você pode modificar os títulos clicando com o botão direito neles e indo em Modificar.
Você pode modificar à vontade os estilos.

Bom, é facil não? Esperamos que tenha sido útil! Foi? Então comenta! Tem alguma dúvida? Comenta!

Fonte: Tecmundo


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


0 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades