ENEM: Dicas para te ajudar no ENEM 2013


O ENEM acontece todos os anos, e foi criado para avaliar a qualidade de notas do ensino médio. Além disso, o resultado do ENEM pode ser usado para conseguir bolsas em universidades particulares, seja pelo ProUni ou pelo Fies, ou conseguir maior chance de acesso em universidades públicas através do SiSU. É importante estar preparado, pois a concorrência é muito grande, e somente os melhores ganham bolsas. Para isso, o EstudaJovem! preparou algumas dicas para você se sair muito bem no ENEM.

DICAS PARA ANTES DA PROVA!

01: Exercícios Físicos todo dia
Sim sim, exercícios. Abdominais, polichinelos, flexão de braço, etc.. Tudo isso é necessário. Especialistas afirmam que além de estimular o relaxamento do corpo, exercícios físicos oxigenam mais o cérebro, tornando-o mais produtivo. Os exercícios também regulam a ansiedade, uma vez que quando você está correndo, por exemplo, se concentra na corrida, e evita assim as preocupações.

02: Momento de descanso
Todo dia é necessário parar um pouco e relaxar. Ver um filme, ler um livro, escutar ou tocar música, dormir, enfim.. Mas não descanse demais, pois o cérebro pode "apagar" algo considerado irrelevante, e você pode se dar mal na hora da prova. E cuidado quando ler algum livro. Não foque muito nele, pois isso pode fazer com que seu rendimento na prova seja menor

03: Esteja de bem com os horários
É bom ter horários para tudo, ser tudo bem organizado, pois no dia da prova, é tudo muito rígido, principalmente com horários. Além disso, reservar um momento por dia para descansar é ótimo, facilita a concentração e estimula a aprendizagem.

04: De olho nas notícias
No ENEM, e em todo vestibular, caem questões relacionadas com acontecimentos especiais. Ficar de olho na política, manchetes dos principais jornais do país, entrevistas e outros pode ajudar muito na hora da prova. Por exemplo, é provável que este ano algumas questões envolvam o acontecimento da tragédia em Santa Maria/ES e a renúncia do Papa Bento XVI.

05: Redação x Leitura
Ter uma boa leitura ajuda muito na hora de fazer a redação. A redação no ENEM pesa muito. Por isso, fazer uma boa redação irá aumentar, e muito, sua chance de conseguir uma bolsa. Quando estiver lendo, é bom prestar atenção na forma que o texto foi escrito, palavras e tempo utilizados. Existem padrões para o ENEM, e geralmente, os livros e notícias de jornais seguem o mesmo padrão.

DICAS PARA MOMENTOS ANTES DA PROVA
06: Itinerários
Saber onde é o local da prova é essencial. Por isso, é importante conhecer pelo menos três rotas até o local. Chegar mais cedo, evitar o trânsito e atrasos com transporte público podem fazer toda a diferença.

07: Poluição Visual
Cuidado com as placas. No dia da prova, quando estiver a caminho, evite ficar lendo placas, panfletos, etc.. Isso pode te desconcentrar, e na hora da prova, vai te atrapalhar. Evite mensagens de texto, acessar Facebook e Twitter, e checar e-mails. Assim como as placas e folders, a internet pode atrapalhar.

08: Alimente-se bem
Comer bem é ótimo. As provas são longas, e você poderá sentir fome. Barra de cereal é uma opção muito boa para alimentação no dia, visto que possui muitas fibras e dá bastante energia. Tome água, para hidratar o corpo. E não coma demais, para evitar "problemas futuros".

09: "Pare de roer as unhas"
Provavelmente você ficará ansioso pouco tempo antes da prova. Mas não se preocupe, ela não morde. Faça o que tem que fazer. Controlar a ansiedade e o nervosismo estimula a criatividade.

10: Não leve o que não é permitido
É proibido usar celulares, mp3, iPods, tablets, lápis e borracha (só é permitido caneta), livros, óculos escuros, blocos de nota, papéis, esmaltes, etc. Se levar, eles serão guardados numa sacola lacrada embaixo da cadeira e você só os terá de volta depois que terminar a prova.

DICAS DURANTE A PROVA
11: Não deixe nenhuma questão para depois
A chance de você esquecer depois é grande. Além disso, mudar de questão fará com que você desconcentre daquele possível desenvolvimento da questão, e atrapalhe o seu desenvolvimento na próxima, pois com certeza sua mente vai continuar tentando resolver a questão anterior. Mas também não fique demorando muito tempo numa questão só, pois apesar de longa, a prova do ENEM possui muitas questões.

12: Nunca desvie seu olhar
Ficar olhando para o além pode ser interpretado como "cola". Se um aplicador da prova considerar cola, é cola! Então, enquanto pensa, fique olhando para a questão, ou para a mesa, ou até mesmo o teto. Evite contar números com os dedos e sussurrar.


Bom, esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você. Essas dicas são válidas para vestibular, ENEM, SiSU, ProUni, provas de colégio, avaliações, e qualquer outra coisa do tipo.

Tem mais alguma dica? Comenta!


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, cursado em Webdesign, vive através da fé e louvor a Deus. Graduando em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


8 comentários • Comente »:

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Colabore com o portal

Seguidores Blogger

Seguidores Google+

Oportunidades