Afinal, o que é ENEM, SiSU, ProUni e Fies?


Muita gente se pergunta porque de tantas provas e exames. Afinal, quem realmente precisa fazer o ENEM? Quem pode fazer o SiSU e o ProUni? É uma boa investir no Fies? Preparamos um guia para que você entenda quais as exigências e a necessidade de cada exame. Vamos lá?
ENEM
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova aplicada em todo território nacional, que avalia a qualidade de estudo do ensino médio. Acontece todo ano, em uma edição. Não é obrigatório, mas é muito vantajoso. O ENEM abre as portas para bolsas e vagas em diversas faculdades e universidades. A nota do ENEM pode pesar com seu vestibular ou com outros programas do governo, que você verá a seguir.


SiSU
O Sistema de Seleção Unificada é um sistema que permite que uma pessoa que participou do ENEM, utilize a nota do mesmo para aumentar sua chance de ingressar numa universidade pública. Para participar do SiSU, a pessoa não pode ter "zerado" em redação. Lembre-se de que o SiSU só é válido para universidades públicas.

ProUni
O Programa Universidade para Todos é uma "distribuição" de bolsas integrais ou parciais para universidades e faculdades particulares. Ou seja, é diferente do SiSU, que oferece vagas para universidades públicas. Existem alguns requisitos para poder "entrar no negócio". Além dos limites de renda familiar, o candidato deve ter cursado o ensino médio em um colégio público, e ter alcançado um mínimo de 450 pontos no ENEM nas cinco notas e não pode ter zerado em redação. Se você quiser saber quais universidades e quais cursos tem vagas, pode consultar pelo portal do ProUni. A inscrição é feita apenas pela internet

Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa nacional que permite ao estudante financiar seus estudos. Para participar, o aluno já deve estar ingressado em uma faculdade particular e em um curso aprovado pelo SINAES. Além disso, a participação no ENEM é necessária. Assim como o ProUni, todo o processo de inscrição é feito pela internet.

Esse foi um artigo básico sobre esses programas. Restou alguma dúvida? Tem alguma idéia para acrescentar? Comente!


Luiz Henrique

Luiz Henrique, cristão, analista de sistemas, programador e webdesigner, vive através da fé e louvor a Deus. Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UFPR


8 comentários • Comente »:

Juhh Rabelo disse...

tinha coisa ai que eu não sabia. Sinceramente, seu blog é o melhor! Está me ajudando muto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

www.meninaperdida.com

Luiz Henrique disse...

Muito obrigado, Juhh =)

É muito bom saber que estamos ajudando!

Beijos

FabiH' Costa' disse...

dxa eu ver se entendi , o sisu e o prouni sao feitos depois do enem e sao provas que vc faz pra tentar conseguir bolsa na faculdade, eh isso msm??
e dai n precisa fazer o vestibular da faculdade?
#duvida kk

FabiH' Costa' disse...

o sisu nao da bolsa de estudo?

Luiz Henrique disse...

Não, são programas que oferecem bolsas de estudos, baseados na nota obtida no ENEM. Entendeu?

Beijos

Luiz Henrique disse...

Sim, o SiSU dá bolsas sim!

Paloma Onias disse...

ameeeeeeeeeeeeeei o blog.

queria saber se preciso me inscrever antes no prouni/fies
antes de fazer o enem ?
ou depois que eu tiver feito a prova dependendo de minha pontuação é q eu me inscrevo ?
pq minha intenção é fazer faculdade particular parcial ou com um financiamento.

Luiz Henrique disse...

Obrigado, Paloma!

Não, logo após o ENEM, são abertas as inscrições para os programas.

A nota de corte para o ProUni é bem alta, por isso, a nota no ENEM tem que ser muito boa. Para o FIES, mudou-se muita coisa, porém, ainda não divulgaram todos os detalhes.

Assim que todos forem divulgados, postaremos aqui no EstudaJovem!

Beijos!

Postar um comentário

O EstudaJovem é um blog cujo objetivo é te ajudar. Ajude-nos a melhorar, expondo sua opinião. Comente!

EstudaJovem nas Redes Sociais

Siga-nos no Facebook

Seguidores Blogger

Oportunidades